Entenda qual a influência da taxa Selic no financiamento imobiliário

Quem acompanha um pouco dos noticiários de economia sabe que a taxa básica de juros do Brasil está em ritmo de queda. Essa é uma boa notícia a todos aqueles que planejam fazer um financiamento imobiliário. Mas você conhece a influência da taxa Selic nesse tipo de empréstimo?

Bom, o nosso objetivo é descomplicar esse assunto. Vamos entender um pouco sobre o funcionamento da Selic e como ela interfere nos juros que serão pagos para realizar o sonho de sair do aluguel e investir em uma casa própria. Não deixe de ler!

O que é a taxa Selic?

Selic é a sigla de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Trata-se de um grande sistema criado no final da década de 1970 a fim de tornar a negociação de títulos públicos mais segura.

A taxa Selic representa o percentual que o governo brasileiro está disposto a pagar em remuneração pelos títulos vendidos. Ela também é conhecida como taxa básica de juros da economia brasileira e é definida pelo Conselho de Política Monetária (COPOM), um órgão ligado ao nosso Banco Central.

Qual é a influência da taxa Selic no seu financiamento imobiliário?

Primeiramente, é necessário entender que os recursos utilizados pelos bancos para financiamentos imobiliários vêm, principalmente, da caderneta de poupança.

Assim, quando o governo eleva a taxa Selic, ou seja, se dispõe a aumentar a remuneração paga aos seus credores, os investidores tendem a migrar da poupança (e de outras aplicações financeiras) para os papéis públicos. Portanto, os recursos de crédito imobiliário se tornam mais escassos e, como consequência, mais caros.

Por outro lado, se a taxa básica cai, o movimento é contrário: há menos disposição em emprestar ao governo, mais dinheiro disponível para empréstimos às pessoas físicas e empresas e, por consequência: queda dos juros imobiliários.

Como aproveitar uma queda da taxa básica de juros?

Quem já está planejando comprar um imóvel deve ficar atento, pois estamos entrando num momento propício para esse tipo de crédito.

A influência da taxa Selic é sempre mais lenta para os consumidores, mas a tendência é de que, estando em um patamar baixo, os juros de todos os empréstimos (incluindo, portanto, os imobiliários) também se reduzam. Sendo assim, esse pode ser o momento ideal para finalmente dar entrada no seu financiamento.

Comparar taxas de juros é sempre uma excelente forma de economizar na compra de um imóvel: como esses são bens de alto valor, qualquer diferença representará uma boa economia no fim das contas.

Quem já tem um empréstimo para a compra de uma casa ou apartamento e está com dificuldades em manter os pagamentos, deve ficar atento: a queda da Selic aumenta as chances em uma negociação com o objetivo de reduzir o custo do crédito.

Qual é a base dos reajustes no financiamento imobiliário?

Como se nota, a influência da taxa Selic nos empréstimos imobiliários existe, mas de forma indireta: as mudanças que ela produz na alocação do dinheiro por parte dos investidores é que ocasiona queda ou aumento dos juros para compra de imóveis.

Em regra, os reajustes dos empréstimos imobiliários não ocorrem com base na Selic, mas sim na Taxa Referencial (TR): um percentual baixo, normalmente entre 0–2% ao ano — verifique sempre essa informação antes de contratar o empréstimo.

Dessa forma, o melhor cenário possível é obter o seu financiamento num momento em que os juros estejam baixos, pois mesmo que a taxa básica suba nos próximos anos, o reajuste do seu empréstimo será baseado em um percentual muito menor.

Como você deve ter percebido, a economia não é abstrata e distante como muita gente acredita, pelo contrário, ela está presente no nosso dia a dia, e o momento de obter um empréstimo é um daqueles em que mais sentimos seus efeitos. A influência da taxa Selic gera boas oportunidades para realizar o sonho da casa própria. Planeje-se e aproveite!

Curta a nossa página no Facebook e receba outras dicas que vão ajudar você a realizar o sonho de adquirir o seu imóvel!

Sobre SPX

O Portal SPX é uma plataforma de anúncios de imóveis presente em Fortaleza, Ceará e em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
No SPX você consegue tirar suas principais dúvidas sobre imóveis e ainda encontrar o seu novo lar com comodidade e segurança.