Saiba como economizar na compra de imóvel

O atual cenário econômico não está muito favorável ao mercado imobiliário. Vender um imóvel se tornou uma tarefa árdua e trabalhosa. A grande quantidade de unidades disponíveis fez com que o preço médio por m² sofresse certa queda. Ainda assim, é possível saber como economizar na compra de imóvel.

Caso você esteja buscando sair do aluguel, este pode ser o melhor momento. Mesmo com os preços em baixa, os proprietários estão aceitando negociações. Além disso, essa não é a única maneira de garantir a economia na compra do bem.

Existem outras práticas que podem diminuir o valor a pagar pela realização do seu sonho, o que, certamente, será uma grande vantagem, não é mesmo? Ficou interessado? Então, continue a leitura deste artigo e não deixe para depois!

Compare as taxas de juros de financiamentos

Grande parcela dos compradores realiza a aquisição do bem por meio dos financiamentos, devido ao alto valor do imóvel. Porém, é sabido que as taxas de juros interferirão no processo de compra.

Portanto, é fundamental que você compare as taxas de juros das instituições financeiras antes de assinar o contrato. Não se esqueça de analisar todos os encargos que serão incluídos e o prazo de pagamento. Essa é a única maneira de garantir que o sonho da casa própria não venha a se tornar um grande pesadelo.

Veja as taxas do Custo Efetivo Total

A compra de um imóvel, quando realizada por meio de um financiamento, normalmente é dividida em vários anos. Essa grande divisão costuma não ser favorável ao comprador, mas, infelizmente, é a única opção que muitas pessoas possuem para sair do aluguel.

Por isso, é de extrema importância que você avalie e faça uma pesquisa a fundo sobre as taxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET). Por incrível que pareça, uma pequena diferença de 0,5 ponto percentual entre os bancos pode representar uma grande quantia, quando analisada ao longo do tempo do financiamento, seja ele de 20, 30 ou 40 anos.

Atente para a lei de registros

A lei de registros representa um custo adicional para o comprador. Após o processo de aquisição do imóvel é preciso registrá-lo, garantindo os documentos que comprovam que você é o proprietário do bem.

Para registrar é necessário pagar algumas taxas de cartório que, normalmente, atingem o patamar de 1% do valor do imóvel. Não se esqueça de considerar este custo no seu planejamento de compra.

Mas, é válido ressaltar que a compra do primeiro imóvel, por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) permite que o comprador obtenha 50% de desconto na escritura. Esse benefício somente será aplicado se o bem não ultrapassar o valor de R$500 mil.

Realize buscas e faça propostas

Outra dica que pode ser extremamente valiosa para economizar na compra de imóvel é a realização de buscas. Como já elencado, o mercado imobiliário não está passando por um forte momento. Sendo assim, existem muitos imóveis disponíveis.

Assim, é imprescindível que você pesquise por várias unidades nos bairros de sua preferência e faça algumas propostas. Certamente, em alguns casos, não será possível abrir negociação, porém, em outros encontrará vendedores disponíveis a negociar o valor para um patamar de seu interesse.

Dê uma boa entrada

Por fim, uma excelente maneira de economizar se dá pela entrada. Como comprar o imóvel à vista é praticamente impossível, uma boa entrada é capaz de diminuir o prazo e as taxas do financiamento, além de ser um atrativo para o vendedor.

Uma alternativa encontrada por muitas pessoas é utilizar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para aumentar a quantia disponível para a entrada. Vale a pena tentar, não é mesmo?

A aquisição de um bem não se equivale a uma compra de supermercado. É preciso realizar muita pesquisa e negociar, demasiadamente, o preço e as condições. Aliando essas práticas com as dicas fornecidas, você entenderá como economizar na compra de imóvel. Pense nisso!

E aí, gostou do artigo? Ainda possui alguma dúvida sobre o processo de compra de imóvel? Se sim, entre em contato conosco que será um prazer lhe ajudar! Não perca tempo!

Sobre SPX

O Portal SPX é uma plataforma de anúncios de imóveis presente em Fortaleza, Ceará e em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
No SPX você consegue tirar suas principais dúvidas sobre imóveis e ainda encontrar o seu novo lar com comodidade e segurança.