Conhece as principais garantias de locação? Saiba como diferenciá-las!

Se você já alugou ou pretende alugar um imóvel já deve ter ouvido falar sobre as garantias de locação. Elas são usadas para assegurar ao proprietário que o pagamento vai ser efetuado corretamente e que o contrato será respeitado.  

A medida mais conhecida é o fiador. Mas ela não é a ideal para a maioria das pessoas, já que há uma série de requisitos que precisam ser preenchidos por esse avalista. Felizmente existem outras possibilidades que podem ser utilizadas. Neste post falaremos quais são essas opções. Vamos lá? 

Saiba quais são as opções de garantias de locação

Você pesquisou muito, refletiu sobre as vantagens e desvantagens em comprar ou alugar um imóvel, escolheu o local ideal para morar e, finalmente, chegou a hora de fechar o contrato de locação. É nesse momento que te dizem que você precisa escolher entre uma dessas alternativas:

Seguro-fiança 

Essa é uma opção oferecida pelas seguradoras e funciona assim: o inquilino paga uma quantia mensal à empresa. A seguradora, por sua vez, garante ao proprietário que vai arcar com o prejuízo, caso o contrato seja descumprido e o locatário saia sem pagar. 

Garantia de aluguel – Caução 

Essa é uma das formas mais práticas para o locatário. Nesse caso, o inquilino paga um valor adiantado antes de se mudar para o imóvel, geralmente cerca de dois ou três meses de aluguel. Tudo deve ser devidamente estipulado no contrato de locação.

Esse dinheiro oferece uma garantia ao proprietário e o inquilino pode reaver o valor no fim do contrato, caso o imóvel não tenha sido danificado. 

Fiador 

Qualquer pessoa pode ser usada como fiadora, desde que cumpra todos os requisitos estabelecidos pela imobiliária. Não é preciso ter grau de parentesco com o locatário. Confira algumas exigências que geralmente são solicitadas ao fiador:

  • ter uma propriedade (quitada e sem dívidas/bloqueio judicial) em seu nome na mesma cidade em que o imóvel será alugado;
  • comprovar renda;
  • não ter o nome comprometido em órgãos de proteção ao crédito.

O processo com o fiador é um pouco mais lento do que os outros, visto que todos os documentos que comprovem as exigências serão analisados. Se o cadastro for aprovado, caso o inquilino não realize corretamente os pagamentos, o fiador poderá ter que responder por isso judicialmente.

Fique atento aos seus direitos

De acordo com a Lei do Inquilinato, não é permitido solicitar mais de uma garantia de locação. Sendo assim, escolha a opção que melhor atender à sua necessidade no momento e leia com atenção o contrato de aluguel. 

Para evitar problemas burocráticos, é sempre bom contar com uma imobiliária. Elas contam com uma equipe de profissionais acostumados com esse tipo de negociação e podem dar as orientações necessárias para que todos se sintam seguros após a assinatura do contrato.

Entender como funcionam os processos no mercado imobiliário é importante para evitar dores de cabeça e desperdício de dinheiro. Estas informações sobre as garantias de locação foram úteis para você? Curta a página da SPX São José no Facebook e fique por dentro das novidades do mundo imobiliário! 

Sobre SPX

O Portal SPX é uma plataforma de anúncios de imóveis presente em Fortaleza, Ceará e em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
No SPX você consegue tirar suas principais dúvidas sobre imóveis e ainda encontrar o seu novo lar com comodidade e segurança.