Confira 5 dicas de finanças para recém-casados

O casamento muda radicalmente a rotina de qualquer pessoa. Passar a dividir a casa ou apartamento com alguém com o qual você pretende compartilhar toda a sua vida é uma decisão tão bonita quanto desafiante.

Um dos pontos sensíveis para os recém-casados são as finanças. A partir de agora, o seu dinheiro passa a pertencer a ambos — assim como o do cônjuge. Dessa forma, vamos compartilhar neste post algumas dicas imbatíveis de finanças para recém-casados. Confira e coloque-as em prática!

1. Faça um orçamento familiar

Todo novo casal precisa fazer um orçamento da família, ou seja, relacionar em uma planilha todas as suas despesas e receitas previstas ao longo do ano. Essa atitude é importante para saber, de antemão, quanto será gasto no decorrer dos meses.

Nessa hora, lembre-se que a vida não é feita só de obrigações e contas: o plano deve incluir custos com aluguel, combustível e energia elétrica sim, mas também é fundamental garantir espaço para lazer, como jantares em restaurantes e idas ao cinema.

Por fim, não deixe de separar uma parte da verba para a reserva de emergência, afinal, imprevistos acontecem e vocês devem estar preparados. Só assim será possível evitar as dívidas caras, a exemplo do cheque especial.

2. Anote todos os gastos do dia a dia

É comum, infelizmente, chegar ao fim do mês com dinheiro faltando, sem entender como toda a receita da família foi gasta.

Para evitar essa situação, o casal precisa anotar todas as suas despesas diárias — desde a conta de luz até o café da manhã na padaria. Essa é a melhor (talvez a única) forma de garantir que o orçamento familiar está sendo respeitado.

Há diversos aplicativos de smartphone que ajudam a realizar essa tarefa, mas, se preferir, você pode usar um bom e velho bloquinho de anotações.

3. Separe as despesas de forma justa

Se cada um de vocês recebe um nível de salário diferente, é correto que as despesas sejam divididas de forma proporcional, certo?

Esse é um princípio importante de finanças para recém-casados: aquele que receber um salário maior assume gastos maiores, sem desequilíbrios, de modo que ninguém se sinta injustiçado.

O fundamental é que o casal converse sobre essa questão, afinal, uma das bases de um casamento sólido é a colaboração, e não deve ser diferente quando o assunto é dinheiro.

4. Priorize o pagamento das dívidas

É bem comum que um casamento comece com dívidas: os gastos com a cerimônia, a decoração do apartamento, a compra de móveis e eletrodomésticos, entre outros, podem se acumular e gerar uma despesa a mais nos primeiros meses ou, até mesmo, anos.

Ainda que seja difícil (afinal, vocês acabaram de unir suas vidas e querem aproveitar esse momento), procure separar uma parte do orçamento com o objetivo de acabar com esses passivos. Fazendo assim, em pouco tempo o casal terá mais dinheiro livre, o que permitirá uma qualidade de vida superior e a realização de sonhos maiores no futuro.

5. Comece a planejar a compra de um imóvel

O sonho da casa própria habita a mente de muitos e, certamente, não é diferente no seu casamento. Portanto, é impossível falar sobre finanças para recém-casados sem citar a importância de planejar a compra de um imóvel.

Morar em um imóvel próprio tem implicações financeiras e também emocionais: vai desde sair do aluguel até a noção de que, naquele lugar, vocês construirão as lembranças da família e viverão muitos momentos de alegria.

Sendo assim, uma parte do orçamento da família deve ser reservada a fim de alcançar esse propósito. Assim, em um futuro próximo será possível, finalmente, transformar esse sonho em realidade — seja por meio de um financiamento ou pagando à vista.

Nossas dicas de finanças para recém-casados ajudarão a sua família a ter um controle melhor dos gastos, a construir uma reserva financeira e a alcançar sonhos. Mas lembre-se: o alicerce de uma vida financeira saudável é a transparência, portanto, sejam honestos sobre dificuldades, objetivos e necessidades financeiras. Juntos, vocês encontrarão boas soluções para qualquer obstáculo!

Se você gostou das dicas, siga nossa página no Facebook para receber outros conteúdos como este!

Sobre SPX

O Portal SPX é uma plataforma de anúncios de imóveis presente em Fortaleza, Ceará e em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
No SPX você consegue tirar suas principais dúvidas sobre imóveis e ainda encontrar o seu novo lar com comodidade e segurança.