Confira aqui o passo a passo para comprar um imóvel!

Efetivar a aquisição de um imóvel é marcante, afinal, representa a realização de um sonho: ter um lugar próprio para viver e, por consequência, deixar de pagar aluguel. Entretanto, nem todo comprador conhece o passo a passo para comprar um imóvel.

Por esse motivo, vamos ajudar a entender, de forma sucinta, como concretizar a compra da casa ou apartamento próprio desde os papéis necessários até as etapas para que a transação seja concluída com sucesso. Continue lendo para descobrir!

Documentos do comprador

O comprador do imóvel deve apresentar os seguintes documentos:

  • carteira de identidade; 
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas); 
  • comprovante de residência; 
  • certidão de nascimento (solteiros) ou de casamento; e 
  • carteira de trabalho e extrato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), caso seja utilizado na aquisição. 

Outros papéis poderão ser solicitados em casos de pessoas divorciadas, de união estável ou, ainda, de profissionais autônomos.

Documentos do vendedor

Fundamentais no passo a passo para comprar um imóvel, os documentos a seguir objetivam atestar que o atual proprietário está apto à realização da venda. Além deles, também são necessários identidade e CPF.

Certidão de nascimento ou casamento

Assim como para o comprador, esse documento é exigido a fim de comprovar o estado civil do vendedor (casado ou solteiro).

Certidão de interdição e tutela

A referida certidão informa a terceiros se o proprietário possui alguma restrição para realizar negócios, entre elas: falência, insolvência, indisponibilidade dos bens e interdição criminal ou civil.

Outras certidões

O vendedor deve apresentar certidões negativas acerca de processos na justiça e ações nas secretarias de fazenda e de protesto de títulos a fim de garantir que a propriedade não possui riscos fiscais ou judiciais iminentes.

Documentação do imóvel

Além dos documentos do vendedor e do comprador, o passo a passo para comprar um imóvel envolve papéis relacionados ao bem em si.

Certidão de registro do imóvel

Fundamental para atestar a situação da propriedade. Portanto, é necessário que o documento seja atual. Cuidado: escrituras ou contratos particulares não substituem tal certidão.

Certidão de ônus reais

Atesta se há obrigações que limitam o uso e disposição do imóvel, como uma hipoteca ou penhora. Deve ser obtida no Cartório de Registro de Imóveis.

Certidão de quitação fiscal ou guias pagas do IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano deve estar em dia e as guias pagas precisam ser referentes aos últimos dois anos. Tal comprovação pode ser obtida com o vendedor ou na prefeitura.

Declaração de quitação de obrigações condominiais

O comprador evita herdar alguma responsabilidade do atual proprietário por meio dessa declaração, que deve ser buscada junto ao condomínio (apenas quando o imóvel fizer parte de um).

Passo a passo para comprar um imóvel

Com todos os documentos reunidos, chegou a hora de efetivar a compra. Entenda as etapas necessárias a seguir.

Pagamento do ITBI

O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis corresponde a 2% do valor da propriedade e precisa ser pago à prefeitura. Portanto, procure o órgão com o objetivo de entender como proceder.

Registro do contrato de compra e venda

O contrato de compra e venda, assinado por ambas as partes, definirá os termos da negociação. Ele deve ser registrado em cartório e será utilizado para resolução de eventuais conflitos.

Emissão do recibo de sinal

Documento necessário quando a compra é financiada e, portanto, há pagamento de um valor de entrada (também chamada de sinal). Isso porque, nesses casos, a entrada é a garantia da aquisição.

Lavratura e registro da escritura em cartório

Esse passo efetivamente transfere a propriedade ao comprador. Nesse momento, o tabelião lê o documento que, posteriormente, é assinado pelos envolvidos na transação. A partir de então, o imóvel passa a ter um novo dono.

O passo a passo para comprar um imóvel envolve custos que vão além do preço da propriedade, por isso, é importante que a negociação entre as partes defina quem arcará com essas despesas. Não se esqueça desse importante detalhe.

Agora que você já sabe como funciona a compra de um imóvel, acesse nosso site e encontre aquele ideal para você em São José dos Campos – SP!

Sobre SPX

O Portal SPX é uma plataforma de anúncios de imóveis presente em Fortaleza, Ceará e em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
No SPX você consegue tirar suas principais dúvidas sobre imóveis e ainda encontrar o seu novo lar com comodidade e segurança.