Se você está pensando em comprar um imóvel, saiba que há vários itens que devem ser observados com cuidado, a fim de evitar problemas futuros. Muitas pessoas, por pequenos descuidos, cometem equívocos que poderiam ser perfeitamente evitados.
Não há motivos para se preocupar, pois estamos aqui para ajudá-lo. Continue a leitura e descubra o que avaliar na hora de comprar um imóvel!
A localização do imóvel
Começamos com um item de fundamental importância: a localização. Verifique se a região é boa e segura, conversando com moradores das redondezas para obter informações. É interessante visitar o imóvel durante a noite, observando aspectos como a iluminação da rua, a circulação de pessoas e a segurança dos pontos de acesso à propriedade.
A localização do imóvel deve atender também às suas necessidades pessoais. Avalie a distância para os locais de trabalho e estudo e outros lugares muito frequentados. Não se esqueça de levar em consideração a facilidade de acesso aos meios de transporte que serão utilizados.
O valor e as condições de pagamento
Quando paramos para pensar sobre o que avaliar na compra de um imóvel, as questões financeiras não podem ficar de fora. Tenha certeza de que o imóvel cabe no seu bolso, especialmente se for optar por um financiamento. É nesse ponto que muitas pessoas pecam na avaliação e enfrentam sérios problemas na hora de pagar as parcelas.
Faça uma estimativa de quanto será possível dar de entrada e simule as condições de pagamento. Coloque na balança o impacto das parcelas em seu orçamento e sua estabilidade financeira. Caso a ideia seja morar em um apartamento, o valor do condomínio também deve ser levado em conta.
A documentação e impostos
Antes de levar qualquer negociação adiante, faça questão de verificar a documentação do imóvel. Merece atenção especial a certidão de matrícula atualizada, que exibe todo o histórico da propriedade e sua situação de momento. Certifique-se também de que a pessoa que está vendendo o imóvel tem poderes para tanto.
Vale a pena verificar, junto à Prefeitura, se os pagamentos do IPTU e demais taxas estão em dia, pois a existência de débitos pode inviabilizar a compra. Confira a situação fiscal dos vendedores e do próprio imóvel, para evitar problemas no momento da transferência da propriedade.
A idade e a estrutura do imóvel
Tenha cuidado ao avaliar as condições do imóvel. A idade da edificação, por exemplo, é de suma importância, pois os padrões de construção não eram tão rigorosos em tempos mais remotos. Para sua segurança, verifique com cuidado a estrutura do imóvel, com total atenção a indícios de infiltrações e rachaduras.
Outros itens devem ser checados na vistoria do imóvel. Observe a qualidade e o funcionamento das tomadas e das torneiras. A ventilação e a incidência de luz nos cômodos podem ser avaliadas se você alternar os horários de visita, o que permitirá uma percepção melhor das condições do imóvel.
Os cômodos da casa
Ao escolher um imóvel, assegure-se de que ele atende às suas necessidades. Optar por um local com um número reduzido de cômodos pode até ser, em um primeiro momento, interessante por uma questão de preço, mas a avaliação deve ir além do aspecto financeiro.
Para quem é casado e pretende aumentar a família, por exemplo, é recomendável tomar uma decisão pensando no futuro. Se você recebe visitas com frequência, também vale a pena considerar um quarto exclusivo para os hóspedes.
Agora que você já sabe o que avaliar na hora de comprar um imóvel, é o momento de pesquisar. Por mais que pareça cansativo atentar a tantos detalhes, pense nos benefícios que uma escolha certa e bem planejada trará para a sua vida.
Se você gostou do artigo, aproveite e assine a nossa newsletter. Assim, você receberá nossos posts em primeira mão e ficará por dentro de nossas novidades!