Comprar imóvel novo ou usado? Compare vantagens e desvantagens!

Finalmente, chegou o momento de ter o seu próprio imóvel! No entanto, muitas dúvidas ainda aparecem nessa etapa tão decisiva da vida. Preço, localização, estrutura, comprar imóvel novo ou usado são alguns dos questionamentos que costumam surgir. Claro que não é uma decisão fácil de ser tomada, mas considerando alguns pontos importantes, é possível, sim, fazer uma excelente escolha.

A princípio, é relevante ponderar quais são as necessidades dos moradores da casa, pensando em escolher um imóvel com a estrutura adequada. O segundo ponto é quanto à localização, ainda mais se há a necessidade de se deslocar não apenas para o trabalho, mas também para a escola das crianças, caso você tenha filhos em idade escolar.

Pensando em tudo isso, listamos algumas vantagens e desvantagens sobre comprar imóvel novo ou usado que ajudarão você a tomar uma decisão mais acertada. Continue a leitura e confira!

Imóveis novos

A aquisição de imóveis ainda na planta tem suas vantagens. Normalmente, as condições e os prazos para financiamento são melhores se comparados à compra de um imóvel usado, por exemplo. Outra vantagem que agrada muitas pessoas é a chance de modificação na estrutura ainda durante a construção, como a escolha de diferentes tipos de revestimentos, mudança de alguns detalhes arquitetônicos, entre outras.

No caso de compra de apartamento, outro benefício é em relação às áreas de lazer que já costumam existir nos condomínios mais recentes — o que nem sempre está disponível nos prédios mais antigos. Contas de água, eletricidade e gás também vêm sendo separadas nas novas administrações — visando evitar os incômodos gerados quando essas tarifas são igualmente divididas.

Imóveis usados

Falando dos imóveis usados, a maior vantagem está relacionada ao valor, quando comparado ao das construções recentes. Nesse sentido, essa diferença poderá ser usada em reformas e adaptações que sejam necessárias, por exemplo.

Um aspecto que costuma causar dor de cabeça, quando se escolhe um imóvel novo, é a data de entrega, pois é comum as construtoras atrasarem a entrega final das construções. No caso de casas e apartamentos usados, esse inconveniente não existe.

Além disso, apartamentos mais antigos também costumam ser muito mais espaçosos do que os mais novos, o que deve ser levado em consideração por quem precisa de alguns metros a mais por conta de crianças e animais de estimação, por exemplo.

O que levar em consideração

A resposta para essa pergunta vai depender das suas necessidades, pois elas devem ser todas listadas na hora de se decidir pela compra ou não de um determinado imóvel. Primeiramente, você tem tempo para esperar a construção de um imóvel ou precisa se mudar com mais urgência?

Pense também na localização, pois facilitar sua mobilidade no dia a dia é essencial para uma vida mais fácil e com menos contratempos. Analise a estrutura, pois ela precisa estar de acordo com o que você precisa, como quantidade de quartos e tamanho dos cômodos. Não se esqueça também de escolher algo que realmente caiba em seu orçamento, tanto no que diz respeito ao financiamento quanto para gastos de manutenção.

Ao analisar minuciosamente todas essas questões, certamente, a escolha feita será bem mais certeira e proporcionará mais qualidade de vida e bem-estar para você e sua família.

Então, gostou do nosso post sobre comprar imóvel novo ou usado? Aproveite que está por aqui e confira este outro texto sobre como você pode usar seu FGTS para dar entrada na compra do imóvel!

Sobre SPX

O Portal SPX é uma plataforma de anúncios de imóveis presente em Fortaleza, Ceará e em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
No SPX você consegue tirar suas principais dúvidas sobre imóveis e ainda encontrar o seu novo lar com comodidade e segurança.