Imóvel na planta: você sabe o que deve avaliar antes da compra?

Adquirir um imóvel ainda na planta pode garantir algumas importantes vantagens, em comparação com as unidades já prontas. Em geral, as condições de pagamento são mais vantajosas, podendo representar uma economia de até 30% em relação às já construídas.

Isso, porém, não significa tratar-se de um negócio sem riscos. Além de eventuais armadilhas escondidas no contrato, você precisa estar atento para que o imóvel pronto fique exatamente igual ao que foi prometido.

Neste post, preparamos algumas dicas para você saber qual a maneira certa de avaliar um imóvel na planta, antes de fechar o negócio. Confira!

Defina o que está procurando

Há muitos imóveis na planta, com excelentes opções de negócios. Como facilidade na compra, prestação baixa e ótimas dimensões, entre outros apelos para conquistá-lo.

É essencial, contudo, que você não se descuide da sua capacidade de pagamento, sempre pensando no longo prazo. Avalie se o negócio não poderá comprometer as finanças da sua família futuramente. Dessa forma, estabeleça os limites para a aquisição.

Visite a obra

Conhecer a obra pessoalmente é imprescindível. Não se deixe levar pelas promessas da construtora. Esse é um dos piores erros que você pode cometer. Nos estandes de venda e nas maquetes, os imóveis e as áreas onde estão sendo construídos são sempre maravilhosos e extremamente atraentes.

Visitando pessoalmente o local, você pode conferir se tudo está sendo feito como foi prometido, verificar se o andamento da obra está conforme o cronograma e, também, conhecer a região. Será que se trata de um bairro com comércio, serviços e opções de transporte, conforme a construtora prometia?

Investigue a construtora

O ideal é escolher construtoras mais conhecidas, com boas referências quanto às suas realizações anteriores. Há diversas formas de verificar a idoneidade da empresa. A mais básica é utilizar a internet.

Existem diversos sites de defesa do consumidor, onde é possível encontrar um histórico de reclamações. Muita gente reclama de atrasos na entrega? Desconfie. Relatos de problemas nas construções, como fissuras e rachaduras? Fique atento.

Visitar outras obras já entregues e conversar pessoalmente com os clientes também é uma ótima opção para se informar e prevenir problemas.

Verifique a documentação

Ao avaliar a aquisição de um imóvel na planta, é essencial analisar o memorial descritivo da obra. O documento, que precisa ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis antes do início da obra, deve detalhar o que está sendo construído, como, por exemplo, a metragem dos cômodos.

Segundo a lei 4591, de 1964, nenhuma obra pode ter início no Brasil sem o registro do memorial descritivo. Você também pode solicitar uma cópia da matrícula do terreno onde o empreendimento está sendo construído. É uma forma de checar se a construtora é, de fato, proprietária da área onde fica o imóvel.

Fique atento aos reajustes

Previna-se para evitar que os pagamentos que você deverá realizar durante a obra, em geral com parcelas baixas e sem juros, não se transformem em uma bola de neve, após a entrega das chaves.

Antes de fechar o negócio, simule detalhadamente as condições oferecidas pela construtora. Não assine nada, se não tiver 100% de conhecimento sobre sua política de juros e qual o impacto que isso terá nas suas finanças.

Analise o contrato antes de assinar

contrato representa toda a sua garantia quanto ao negócio. Por isso, é essencial fazer uma análise criteriosa do documento, antes de assiná-lo. Nele deverá constar, entre outras informações, a data de entrega das chaves e quais as sanções previstas no seu descumprimento. Também devem estar descritos claramente dados sobre a localização, a metragem e o pagamento pelo imóvel, com detalhes sobre a entrada e o saldo a pagar.

O ideal é contar com a assessoria de um advogado especializado em questões imobiliárias, para proteger os seus interesses. Quando o documento estiver correto, assine-o e registre-o no Cartório de Registro de Imóveis.

Adquirir um imóvel na planta pode ser um excelente negócio, mas exige alguns cuidados, para evitar dor de cabeça no futuro. Confira nosso post sobre como avaliar um imóvel para compra para se informar ainda mais sobre o tema!

Sobre SPX

O Portal SPX é uma plataforma de anúncios de imóveis presente em Fortaleza, Ceará e em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
No SPX você consegue tirar suas principais dúvidas sobre imóveis e ainda encontrar o seu novo lar com comodidade e segurança.