As 5 dicas de decoração para apartamentos pequenos que você precisa conhecer!

Adquirir um imóvel pequeno tem sido uma ótima opção para quem sonha em sair do aluguel e melhorar a qualidade de vida com sua família.

Quando decorados da maneira correta, mesmo lugares menores podem atender às suas necessidades: tornando-se funcionais e aconchegantes, e, até mesmo, dando a impressão de ser maiores.

Quer saber como tudo isso é possível? Então não deixe de conhecer essas 5 incríveis dicas de decoração para apartamentos pequenos que separamos para você, de acordo com cada cômodo. Confira!

1. Sala

Em vez de conjunto de sofás grandes, é preferível que você opte por um sofá de três lugares, e uma ou duas poltronas. Dessa forma, a circulação pelo cômodo não fica comprometida.

Colocar a TV em um painel na parede também faz com que sobre mais espaço no rack para acomodar equipamentos como home theater, videogame, aparelhos de DVD e de TV a cabo.

Além disso, prateleiras flutuantes e nichos ficam ótimos para guardar livros. Por ficarem no alto, deixam espaços livres em armários e outros móveis.

2. Cozinha

Investir em móveis planejados garante espaço e funcionalidade à cozinha, principalmente se eles forem de cor clara ou da mesma cor das paredes. Nesta perspectiva, se ela for integrada à sala, não interferirá tanto na decoração do outro cômodo.

Quanto aos puxadores de móveis e eletrodomésticos, os metálicos refletem a luz, por isso pesam menos no ambiente.

Prateleiras altas e ganchos para organizar utensílios mais utilizados no dia a dia também são uma ótima opção, já que possibilitam os itens ficarem sempre à mão.

3. Quartos

No quarto do casal, o ideal é usar uma cama de, no máximo, tamanho queen size. Se você tiver mais de um filho ou receber visitas com frequência, uma boa dica é colocar beliche no quarto das crianças.

Ainda sobre camas, optar por aquelas com gavetas ou compartimento na cabeceira é um excelente truque para poupar espaço nos armários e prateleiras.

Cores claras e neutras devem predominar, deixando as fortes para os detalhes decorativos.

Ao utilizar espelhos nas portas dos armários, cria-se uma sensação de amplitude no quarto. Aliás, espelhos são uma das melhores dicas de decoração para apartamentos pequenos. Além de causarem essa sensação de expansão do espaço, também distribuem a luminosidade no local.

Se acha indispensável ter criado-mudo, você pode optar por colocar arandelas em vez de utilizar luminárias no móvel. Assim, sobra mais espaço para organizar livros, itens pessoais ou pequenas peças de decoração.

4. Banheiro

Aposte em nichos e prateleiras rasas para organizar suas coisas e, dessa forma, multiplicar o espaço. Evite o excesso de armários e o acúmulo de itens em cima da bancada da pia.

Um espelho grande e um box de vidro farão com que seu banheiro pareça mais amplo. Ademais, não esqueça de dar especial atenção à iluminação: dê preferência à natural e aposte em luz direcionada ao espelho.

Com relação ao vaso sanitário, se ele contar com válvula de parede, haverá mais espaço. Mas caso ele seja com caixa acoplada, você poderá aproveitá-la para decorar com flores ou, até mesmo, planejar algum móvel nela, visando otimizar ainda mais o espaço.

5. Sacada

Geralmente, mesmo apartamentos pequenos contam com uma sacada. Dependendo do tamanho dela e de sua necessidade, você pode transformá-la numa área de convivência ou num cantinho para suas plantas.

Plantas menores podem ser colocadas em prateleiras ou jardins verticais; já as maiores ficam bem em vasos no chão.

Com relação aos móveis, opte por mesas e cadeiras dobráveis. E caso você queira decorar com almofadas e futtons, é preciso que sejam feitos de materiais impermeáveis.

Percebeu como com essas dicas de decoração para apartamentos pequenos você pode deixar seu novo lar lindo e com o espaço muito bem aproveitado?

Lembre-se de fazer predominar cores neutras e linhas retas. Deixe o charme das cores fortes e recortes elaborados para destacar alguns pontos principais nos ambientes. Além disso, aposte em espelhos, peças metálicas ou transparentes. Assim, seu resultado final será fantástico.

E para que seu sonho fique ainda mais próximo da realidade, recomendamos que você leia nosso artigo sobre o que avaliar na hora de comprar um imóvel. Dessa forma, você conhecerá dicas de como evitar problemas futuros.

Sobre SPX

O Portal SPX é uma plataforma de anúncios de imóveis presente em Fortaleza, Ceará e em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
No SPX você consegue tirar suas principais dúvidas sobre imóveis e ainda encontrar o seu novo lar com comodidade e segurança.