Descubra como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel

Ter a casa própria é um dos investimentos mais importantes na vida de qualquer pessoa. No entanto, antes de adquirir uma nova residência é indispensável, saber como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel da forma mais adequada. 

Durante a compra é natural agir por impulso ou não avaliar as condições de pagamento, mas, ao cometer esses erros, o comprador poderá ter prejuízos por um tempo considerável. Ao mesmo tempo, evitar prestações que não cabem no bolso e comparar, atentamente, as taxas de juros dos bancos são detalhes que fazem a diferença na compra qualquer imóvel.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem ajudar você a desenvolver o melhor planejamento financeiro para comprar um imóvel. Confira!

Evite comprar por impulso

Ainda que ofereçam a você a casa dos seus sonhos, é fundamental analisar a sua atual situação financeira antes de fechar o acordo. Segundo especialistas, o ideal é não comprometer mais do que 25% da renda, mas algumas pessoas simplesmente agem por impulso e deixam que a emoção determine a negociação.

Além disso, avaliar outras questões podem desmotivar a compra como a vizinhança, as reformas necessárias, as despesas altas, a localização, o preço do imóvel, entre outros pontos que, nem sempre, estão visíveis para o comprador de imediato.

Analise se o preço cabe em seu orçamento

Assumir uma dívida alta exige planejamento e controle financeiro. De preferência, pague, no mínimo, 30% do valor do imóvel à vista, para que as parcelas não exijam valores excessivos.

Outra dica é verificar as condições que realmente são acessíveis, ajustando a parcela, de acordo com a atual situação financeira da família. Para isso, considere poupar dinheiro com antecedência e pesquise formas de pagamento variadas.

Compare as taxas de juros

Os juros fazem, e sempre farão, parte de qualquer financiamento, porém, as taxas podem variar de acordo com cada banco.

Assim, antes de comprar o primeiro imóvel que visitar, pesquise quais são os juros referente às instituições financeiras, consultando as condições existentes. Se necessário, contrate um consultor de imóveis para te ajudar com as simulações e negociações junto ao banco.

Avalie as despesas extras

Não esqueça que fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel, também, inclui pagar outras taxas necessárias, como transferência, impostos, manutenções, entre outros.

Para tanto, esteja preparado financeiramente para elas. Identificar as despesas, com antecedência, ajuda a avaliar as vantagens na compra do imóvel, ou optar por algum outro lugar para investir que ofereça melhor custo-benefício no momento.

Comece a economizar desde já 

Adquirir um imóvel requer o pagamento de despesas que nem sempre estão acessíveis ao nosso bolso. Por isso, manter uma poupança pode ser um atalho importante para a realização desse sonho. Para isso, basta evitar gastos desnecessários, guardar pelo menos 10% da renda mensal e estabelecer uma nova rotina para todos da casa.

E você, está pronto para fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel? Que tal compartilhar esse post, em suas redes sociais, e inspirar seus amigos a conquistarem recursos para a casa própria também?!

Sobre SPX

O Portal SPX é uma plataforma de anúncios de imóveis presente em Fortaleza, Ceará e em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
No SPX você consegue tirar suas principais dúvidas sobre imóveis e ainda encontrar o seu novo lar com comodidade e segurança.