Quer comprar imóvel com segurança? Anote essas 5 dicas infalíveis!

Comprar imóvel com segurança exige muita pesquisa e atenção. Mas todo o esforço e tempo dedicados valem a pena, para que o sonho da casa própria não se torne um pesadelo. Além de toda a expectativa e o alto valor da aquisição, o imóvel influencia muito na qualidade de vida de toda a família.

Para ajudar você nessa empreitada, separamos algumas dicas infalíveis. Confira!

1. Planeje a localização e o tipo de imóvel que deseja

Decida qual é a melhor localização para você morar. Para isso, leve em consideração os trajetos que você e a sua família precisam fazer no dia a dia. Defina se o imóvel vai ser usado ou novo e pense no tamanho mínimo, quantos quartos e vagas na garagem ele precisa ter.

Existe um grande número de anúncios de imóveis e fazer uma triagem inicial ajuda muito no momento de pesquisar.

2. Pesquise muito

Este é um investimento muito importante e não deve ser feito por impulso. É preciso pensar em longo prazo. Visite vários imóveis e tire suas dúvidas com o corretor.

Pesquise também sobre os serviços que são oferecidos no bairro, como escolas, padarias, supermercados e hospitais. Converse com os moradores da rua e verifique os índices de criminalidade, entre outros fatores importantes.

3. Faça contas

Comprar imóvel compromete muito o orçamento financeiro. Por isso, é sempre importante se planejar antes. É preciso decidir qual vai ser o tipo de financiamento que melhor se encaixa para você e qual será o valor da entrada e das prestações.

Também é necessário se precaver de possíveis despesas inesperadas. Por isso, tenha uma reserva financeira. Se for comprar um apartamento, verifique o valor do condomínio.

4. Tenha cuidado com a documentação

Os documentos fazem parte da negociação imobiliária. Apesar de muitas pessoas considerarem essa parte chata e monótona, não é possível fugir da papelada. Para não ter problemas no futuro, é preciso ter alguns cuidados.

Após passar por todos os passos e escolher o imóvel que deseja, você precisa separar seus documentos de identificação e comprovantes de renda. A lista de documentos varia de acordo com seu estado civil, sua idade e a forma de pagamento.

O vendedor deve apresentar as certidões negativas e documentos que comprovem o registro do imóvel em seu nome. Também confira atentamente, com a ajuda de um profissional especializado, os documentos que vão garantir que o imóvel não tem nenhuma dívida e se está devidamente registrado.

5. Conte com uma imobiliária para intermediar o processo

Adquirir um imóvel é um processo complexo. Algumas pessoas tentam concluir a negociação diretamente com o proprietário, passam dificuldades e se arrependem da decisão.

Antes, durante e após a assinatura do contrato, é preciso passar por questões operacionais, financeiras, judiciais e administrativas. Por isso, ter o auxílio de profissionais capacitados, com certeza, vai fazer o processo ser mais seguro e tranquilo para todos.

Gostou dessas dicas de como comprar imóvel com segurança? Está preparado para iniciar as buscas por um lugar para chamar de seu? Entre em contato com a SPX, um portal de anúncios de imóveis completo e seguro!

Sobre SPX

O Portal SPX é uma plataforma de anúncios de imóveis presente em Fortaleza, Ceará e em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
No SPX você consegue tirar suas principais dúvidas sobre imóveis e ainda encontrar o seu novo lar com comodidade e segurança.