Como encontrar o melhor local para morar?

Ter sossego para relaxar em casa depois do trabalho e poder criar os filhos com conforto. Esses aspectos fazem parte da rotina de quem soube encontrar o melhor local para morar.

Mas como escolher? Confira neste texto quatro critérios para encontrar um bom lugar para viver.

1. Pesquise sobre os estabelecimentos próximos ao endereço

Ir morar em um lugar onde padarias, supermercados e farmácias são muito distantes pode não ser uma boa ideia. Procure conhecer os estabelecimentos localizados nos arredores do imóvel de interesse.

Além dos locais mais básicos, verifique se existem parques e praças por perto. É interessante ter uma fonte de lazer gratuita e ao ar livre para passear com as crianças.

2. Dê preferência a lugares de fácil acesso

Você trabalha e as crianças têm escola. Esses fatores influenciam muito a escolha do lugar certo para morar. Afinal, não é nada produtivo residir em um bairro muito distante da sua empresa e do colégio dos seus filhos. O tempo perdido no trânsito e o gasto com gasolina ou transporte público podem não ser algo confortável.

Nesse sentido, prefira um bairro mais próximo das obrigações e da sua família. Vale a pena verificar a disponibilidade de ônibus e outras opções ao carro.

3. Considere as características do imóvel

Agora que já definimos as questões externas ao imóvel, vamos falar sobre o espaço de convivência especificamente. A escolha da propriedade deve basear-se no tamanho e na qualidade da edificação.

Se você já tem filhos, é ideal estabelecer um quarto para cada criança, um para o casal e outro para receber visitas. Se você tiver uma boa margem de investimento para o imóvel, prefira algum que tenha bastante espaço, especialmente nos cômodos de socialização, como a cozinha e a sala de estar.

Verifique a conservação das partes hidráulica e elétrica. Não dá para alugar ou adquirir um imóvel no qual você precisará trocar as pias e a fiação. Observe também se o local tem boa circulação de ar e boa iluminação solar. Isso varia muito, mas geralmente ter o sol da manhã entrando em casa pode ser um modo saudável e revigorante de começar a rotina.

4. Certifique-se de que a área é segura

Roubos, assaltos, brigas na rua. Infelizmente, essas são situações frequentes em algumas regiões. Verifique se no bairro onde você deseja morar a situação é mais calma. 

Em condomínios fechados, por exemplo, há um controle bem maior de quem entra e quem sai e, com isso, é possível manter a segurança. Há também o monitoramento de câmeras e o policiamento local, que garantem uma maior tranquilidade. 

Essas foram algumas dicas para encontrar o melhor local para morar. Antes de tomar a decisão final, é interessante reunir toda a família e enumerar os prós e contras de cada opção de lugar. Assim, todos podem opinar e chegar a um consenso sobre a mudança.

E aí, gostou dessas informações? Conte para a gente em quais critérios você se baseia para escolher um local para habitar. Deixe seu comentário no post!

Sobre SPX

O Portal SPX é uma plataforma de anúncios de imóveis presente em Fortaleza, Ceará e em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
No SPX você consegue tirar suas principais dúvidas sobre imóveis e ainda encontrar o seu novo lar com comodidade e segurança.