Como anunciar meu imóvel na internet

Anunciar imóveis na internet requer mais que simplesmente publicar qualquer coisa no olx. Você precisa pensar bem no seu título, na sua descrição, no tipo de imagem que você vai inserir como foto principal e mais uma série de detalhes para que seu anúncio não seja ignorado.

Segundo o Igor Lima no evento anual Google Think Real Estate, a negociação de um imóvel inicia na internet e 60% de todo o processo se mantém online. Por isso, os corretores de imóveis e imobiliárias que querem aumentar suas vendas devem se atentar a esta tendência na hora de criar seus anúncios.

Neste artigo vamos destrinchar e analisar cada parte de um anúncio imobiliário e dar dicas do que você pode fazer para aumentar as suas chances de vender ou alugar seu imóvel anunciando na internet.

Baixe o ebook com 12 Dicas para vender seu imóvel mais rápido.

Escaneabilidade
A primeira dica tem a ver com o conceito de escaneabilidade. Mas afinal, o que é isso e por quê é tão importante num anúncio de imóveis?

Esse conceito tem o objetivo de tornar seu conteúdo, no caso, sua descrição o mais fácil e prático de ler possível para o seu cliente. Aplicando essa técnica, você terá um texto em que só de bater o olho já será possível de entender e será mais fácil de despertar o interesse para a leitura. Diferente de um conteúdo escrito num grande bloco único de texto, um texto escaneável deve ser escrito em parágrafos curtos, usando intertítulos e gerando destaque para áreas importantes do texto usando negrito ou itálico por exemplo.

Pra ficar mais fácil de entender, vou reescrever esse último parágrafo de uma forma mais escaneável:

Escaneabilidade: É uma prática usada para tornar a leitura de textos na internet mais fácil.

Como aplicar:

    • Escreva em parágrafos curtos
    • Use intertítulos
    • Destaque palavras importantes com negrito ou itálico

O que evitar: blocos grandes de texto, visto que isso torna a leitura do texto pouco atrativa.

Agora que você já entendeu o conceito, vamos começar pela primeira parte do seu anúncio, o qual será o primeiro contato que seu potencial cliente terá: o título.

Título

Não existe uma receita única e você deve avaliar caso a caso. Mas sabemos que algumas estrategias funcionam e outras não:

Funciona:
Títulos objetivos – É um título direto, objetivo e claro. Diz em poucas palavras aquilo que é mais importante como tipo de imóvel, tamanho (metragem ou número de quartos) e localização.

Não funciona:
Títulos grandes demais – A maioria dos sites e provedores de emails não aceitam títulos maiores que 55 caracteres. Por isso, de nada adianta um título incrível se não vai aparecer completo. O título também deve cumprir a função de despertar o interesse para que o restante seja lido.

Palavras batidas – “Promoção”; “Oferta Imperdível” e “Excelente Oportunidade” são palavras cansativas e que já foram usadas ao extremo. Mesmo que você realmente tenha uma condição fora do comum, ninguém tem uma boa expectativa com essas chamadas.

CAPS-LOCK – MUITA GENTE PENSA QUE LETRAS MAIÚSCULAS CHAMAM MAIS ATENÇÃO E DESPERTAM MAIS INTERESSE. MAS UM CAMPO GRANDE DE TEXTO EM CAPS-LOCK FICA EXTREMAMENTE CANSATIVO E DESAGRADÁVEL DE LER. AINDA MAIS CHATO QUE ISSO, É QUANDO O TEXTO, ALÉM DE SER ESCRITO EM CAPS, AINDA É TODO COM O NEGRITO ATIVO.

Erros ortográficos – Acredito que não seja necessário falar sobre este item. Uma ortografia impecável é o mínimo para transmitir segurança ao cliente.

Palavras abreviadas – Mesmo que o objetivo seja encurtar o título, não abrevie palavras. Logo abaixo você vai aprender o motivo.

Como fica claro, existe mais dicas do que não fazer no título de um imóvel, do que dicas sobre o que escrever, já que simplicidade é a chave nesta parte.

Dica de ferramenta: O Planejador de Palavras-chave do google é uma ótima ferramenta pra ajudar a escolher quais palavras colocar no título. É lá que você tira a prova de que palavras abreviadas tem um menor número de buscas. Por isso, sempre prefira escrever “apartamentos” que “aptos” e “quartos” ao invés de “qtos” ou “dorms”.

 No planejador também podemos ver que “apartamento para alugar” é mais pesquisado que “aluguel de apartamento” ou “locação de apartamentos”.

Descrição

Uma dica que já testamos muito e comprovamos com a experiência: quanto mais completa e detalhada for a descrição, maior o número de leads gerados (contatos e interações recebidas). Com base nisso, nossa sugestão é que você divida a sua descrição nas seguintes partes (lembra da ideia de escaneabilidade? Tá na hora de aplicar):

Introdução – Aqui você pode começar com uma chamada com apelo mais emocional. Vale palavras como “linda casa”, “sonho”, “filhos”, “lar” e outras.

Exemplo:

Esta é uma das casas mais lindas do [nome do bairro]. Tem 3 quartos amplos com uma suíte com closet e apenas 5 anos de construção. Fica no coração de São Paulo em uma rua repleta de árvores e tranquila sem quase nada de movimento de carros, mas ao mesmo tempo a menos de 200 metros de grandes centros comerciais. Assim você tem sossego, sem perder a comodidade de fazer tudo a pé.

Descrição técnica – Descreva detalhes mais técnicos do imóvel tanto físicos como de documentação. Tente não deixar passar alguns dados como:

  • Metragem
  • Número de quartos (se residencial)
  • Banheiros e suítes
  • Tamanho dos ambientes
  • Se tem armários e de que tipo (planejados, mdf, rústicos, etc)
  • Tipo de piso interno e externo
  • Idade do imóvel
  • Pavimentos (se casa, falar se é térrea ou sobrado)
  • Descrever áreas externas/comuns

Lazer
Descreva os itens de lazer e se possível, ressalte as vantagens de ter uma piscina, academia ou brinquedoteca do quintal de casa.

Posição do sol
Principalmente se o imóvel receber exposição do sol nascente, ressalte esta informação com um tópico exclusivo.

Localização

Se você fez tem um imóvel em algum lugar, é certo que domina tudo sobre a região. Então tente descrever com o máximo de detalhes possíveis as redondezas do imóvel. Fale a distância para os principais pontos, se tem colégios e quais são os mais próximos. Tente colocar inclusive o valor aproximado da mensalidade desses colégios.

Aponte também quais são os supermercados, padarias e farmácias e até mesmo seus horários de funcionamento. Afinal é diferente você falar que fica próximo de escolas e padarias e falar que:

fica próximo do Colégio Objetivo, umas das melhores escolas da cidade e umas das notas médias mais altas no ENEM em todo Brasil com mensalidades a partir de R$549,00. Também tem uma padaria logo ao lado, que fica aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Dica: Coloque sempre que possível o endereço completo do imóvel, o cliente valoriza muito essa informação e isso irá contribuir tanto com o seu tempo como com o tempo do seu cliente, reduzindo visitas em imóveis que não atendem ao perfil por conta do local.

Preços e taxas
Não omita preços e taxas, afinal essa informação devera ser dada de qualquer jeito. No seu anúncio, não se esqueça de informar todos os valores como preço de aluguel ou venda, condomínio e IPTU.

Imagens

Você não precisa ser um fotógrafo profissional, mas quando o assunto é imagens também existem alguns detalhes que todo corretor deve ter ao fotografar um imóvel.

O guia completo para anunciar imóveis na internet

Se você seguir todas as dicas abaixo, pode ter certeza que as fotos dos seus anúncios ficarão excelentes:

  • Fotografe sempre na horizontal: assim sua imagem não terá aquela lateral preta no site.
  • Limpe o ambiente: não precisa fazer uma faxina. Guarde panos, potes, vassouras e demais itens dentro de armários ou apenas os troque de ambiente. Coloque as vassouras e os baldes na sala na hora de fotografar a cozinha. Quando for fotografar a sala, volte esses objetos junto com aquele pano de chão que estava na sala para a cozinha.
  • Iluminação: Abra todas as janelas e acenda todas as luzes mesmo durante o dia. Isso vai reduzir muito as sombras na sua imagem e mostrar mais detalhes.
  • Luz contra: Evite fazer fotos contra a luz, pois isso intensifica as sombras, o que torna difícil uma imagem nítida.
  • Reflexos: Cuidados com espelhos e vidros na hora de fotografar para você não aparecer nos reflexos.
  • Ângulos: Busque pelo ângulo que mostre o máximo possível do ambiente. Se você for fotografar uma sala pequena, quanto mais ao canto você estiver, melhor.

Dica: Para fotografar um espaço pequeno como um banheiro, tente fazer a foto abaixado (altura da cintura se você estiver de pé). Isso vai criar uma composição que mostre parte da porta do banheiro, do gabinete, do sanitário, do box e ainda o estado dos azulejos e pisos. Tudo isso tomando cuidado com os reflexos (você estará abaixo do espelho provavelmente) e ainda com a imagem em landscape (horizontal).

Imagem principal
Depois de seguir todas essas dicas, escolha a melhor foto entre todas que você tem do imóvel que pretende anunciar para ser a imagem principal. Esta será a imagem que será mostrada na página com todos os imóveis do seu site, ou dos portais onde você anuncia e também a imagem que vai aparecer quando você compartilhar seu anúncio em alguma rede social como o facebook.

Dica: mesmo que você não tenha experiência com programas como photoshop ou lightroom, você pode usar o Canva, que é um site que permite edições online de forma muito fácil.

Agora que você já sabe o essencial para criar um anúncio perfeito para o seu imóvel, baixe o ebook com 12 Dicas para vender seu imóvel mais rápido.

Sobre Willian Savio

É co-fundador do Portal SPX e trabalha com o mercado imobiliário há 5 anos.