O que devo levar em consideração ao alugar o primeiro imóvel?

Alugar o primeiro imóvel é um momento que exige muita atenção, pois implica em atitudes estratégicas para possibilitar uma escolha certeira e que não cause dores de cabeça, comprometendo toda a negociação.

Com as inúmeras oportunidades disponíveis no mercado imobiliário, o futuro morador pode acabar fazendo escolhas equivocadas que levem à sua insatisfação. Por isso, é importante analisar alguns elementos antes de alugar o primeiro imóvel, para que você possa viver esse momento da maneira que esperava — e sem surpresas desagradáveis!

Mas, o que considerar? É exatamente sobre isso que vamos falar neste post! Não perca mais tempo e comece já sua leitura!

1. Faça uma análise do custo-benefício ao alugar o primeiro imóvel

Apesar de ser um fator extremamente importante, o custo-benefício muitas vezes acaba passando despercebido. Ele está diretamente relacionado com a localização do imóvel, na medida em que a infraestrutura do bairro (como proximidade a escolas, mercados e drogarias, por exemplo) influencia as características do local para morar.

Além disso, é importante que o futuro morador considere também a vantagem da localização do imóvel para seu próprio benefício, como distância do seu trabalho ou da sua faculdade.

2. Não deixe a vistoria de lado

Apesar de não ser obrigatória, a vistoria é fortemente recomendada para quem vai alugar o primeiro imóvel.

Com ela, você poderá:

  • verificar todos os detalhes do imóvel, tanto os internos quanto os externos;

  • garantir que o local possui condições adequadas para sua segurança e seu conforto;

  • atender às suas expectativas e evitar transtornos, como eventuais reformas decorrentes de problemas que não teriam sido identificados sem a vistoria.

3. Exija um contrato

O contrato é um documento formal  que discorre sobre as obrigações das partes envolvidas na locação do imóvel — proprietário, locatário, imobiliária ou corretor de imóveis.

Um bom contrato deve conter todos os detalhes da negociação e todos os pontos discutidos e acordados como tempo de duração dele, valor do aluguel, observações da vistoria, data para pagamentos e informações sobre multas.

Com esse documento é possível garantir que as regras serão cumpridas, já que ele não atua somente como um regulador de interesse, mas também determina quais são as penalidades para o descumprimento de suas cláusulas

4. Compreenda como é o pagamento de taxas

Alugar o primeiro imóvel é um procedimento que envolve muitos gastos — os custos vão bem além do valor do aluguel.

Portanto, é importante conhecer todas as taxas envolvidas nessa negociação, como taxa de incêndio, IPTU e condomínio, por exemplo — este último é o que pode gerar mais gastos, pois é uma tarifa que sofre reajuste anual.

Segundo a Lei do Inquilinato (lei 8245/91) a responsabilidade do pagamento do IPTU e do seguro contra incêndio pode ser negociada em contrato, mas caso não exista uma cláusula tratando do assunto, a responsabilidade será do locador. Em relação a taxa de condomínio, todos os valores extraordinários como fundo de reserva e taxa extra devem ser pagos pelo proprietário, sendo o restante, como taxas ordinárias, contas de água, luz e gás, responsabilidade do inquilino.

É importante lembrar, que terá valor sempre o que for acordado em contrato, por isso, negocie todas as taxas antes e fique atento a essas questões na hora de assinar o contrato.

Para evitar surpresas no fim do mês, verifique se os custos com as taxas ultrapassam 30% dos seus ganhos mensais, pois, nesse caso, poderá ser necessário procurar outro imóvel que se adeque às suas condições financeiras e não as comprometa.

Apesar de ser uma tarefa simples, alugar o primeiro imóvel envolve muitos detalhes que não devem ser deixados de lado. Conhece mais algum ponto que deve ser considerado ao alugar o primeiro imóvel? Conte para a gente nos comentários!

Sobre SPX

O Portal SPX é uma plataforma de anúncios de imóveis presente em Fortaleza, Ceará e em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
No SPX você consegue tirar suas principais dúvidas sobre imóveis e ainda encontrar o seu novo lar com comodidade e segurança.