5 informações sobre financiamento de imóvel que você não pode ignorar

O crédito imobiliário é a alternativa para quem pretende comprar a casa própria, mas não tem todo o dinheiro necessário para fazer o pagamento à vista.

Considerando que o assunto gera muitas dúvidas, nós preparamos este post com cinco informações sobre financiamento de imóvel que você não pode ignorar. Confira!

1. As linhas de financiamento de imóvel existentes

O Brasil oferece uma boa variedade de linhas de crédito e cada uma delas é a mais indicada para um perfil de público. A mais utilizada é a do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que se destina a financiar imóveis com valores máximos limitados em R$ 1,5 milhão.

Com regras equivalentes às do SFH há também o sistema Pró-cotista e a Carta de Crédito do FGTS, que são exclusivos para os contribuintes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Existe também o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e a Carteira Hipotecária (CH). Ambas permitem financiar imóveis com valores acima do limite do SFH.

O programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, se destina a financiar imóveis para famílias com renda bruta mensal de até R$ 9 mil. Neste caso, o financiamento é dado para o pagamento de imóveis da linha mais popular.

Também merece destaque o consórcio, uma linha de crédito que vem sendo cada vez mais utilizada na compra de imóveis.

2. Os juros cobrados

No SFH e nas linhas de crédito equivalentes os juros são limitados em 12% ao ano. Já o SFI e a CH atuam de acordo com as regras do mercado de crédito. Por isso as taxas cobradas costumam ser superiores às do SFH. Nos dois casos o relacionamento do mutuário pode influenciar bastante o valor dos juros.

Por se tratar de um programa de governo, o Minha Casa Minha Vida mantém taxas que variam de 0%, para as famílias de baixa renda, a 9,16%, para famílias que estão na faixa limite de renda.

Os consórcios não cobram juros sobre as parcelas, o que deve ser considerado com atenção no seu planejamento financeiro.

3. A diferença entre financiar com a construtora e com o banco

De modo geral, o financiamento com a construtora ocorre durante a obra. Nesse intervalo de tempo não há cobrança de juros sobre as parcelas e os reajustes são feitos de acordo com o Índice Nacional da Construção Civil (INCC), que considera a variação dos custos do setor.

A partir da entrega do imóvel pode haver cobrança de juros sobre as parcelas. O cálculo do reajuste passa a ser feito com base no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que é um dos índices utilizados no cálculo da inflação.

Na maioria das vezes o valor devido à construtora após a entrega das chaves precisa ser pago em curto espaço de tempo. É nesse momento que entra o financiamento bancário, que serve para liquidar a dívida com a construtora.

4. O tempo de financiamento

O tempo de duração de um financiamento dependerá de uma série de fatores, inclusive da idade da pessoa que toma o empréstimo. Em linhas gerais, o prazo máximo de financiamento de um imóvel, tanto pelo SFH quanto pelo SFI, na Caixa Econômica Federal é de 35 anos. Em outros bancos esse prazo é reduzido para 30 anos, o mesmo limite do Minha Casa Minha Vida.

O prazo máximo para liquidação do crédito nos consórcios cai pela metade. Geralmente fica em, no máximo 15 anos.

5. A utilização do FGTS para financiamento de imóvel

O FGTS pode ser utilizado no âmbito do SFH e programas equivalentes, nos consórcios e no programa Minha Casa Minha Vida. Nas demais linhas de crédito não é possível utilizar o saldo de contas ativas do fundo.

Nesse ponto vale ressaltar que os saldos de contas inativas podem ser utilizados como os respectivos titulares preferirem, o que pode ser feito, inclusive, no pagamento de financiamento imobiliário.

Agora que você já tem as informações básicas sobre financiamento de imóvel, aproveite e confira mais um de nossos posts: “Como encontrar o melhor local para morar?

Sobre SPX

O Portal SPX é uma plataforma de anúncios de imóveis presente em Fortaleza, Ceará e em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
No SPX você consegue tirar suas principais dúvidas sobre imóveis e ainda encontrar o seu novo lar com comodidade e segurança.