4 vantagens em sair do aluguel e investir em uma casa própria

O sonho da casa casa própria está presente em qualquer fase na vida. Se você está sentindo que o aluguel é um dinheiro mal gasto, este é o momento ideal para optar por um financiamento de um imóvel próprio, que em muitos casos terá um valor próximo ao valor da locação, porém com a vantagem de depois de finalizada as parcelas a casa será totalmente sua.

No nosso post de hoje, listaremos cinco vantagens de ter uma casa própria. Confira!

1. Maior liberdade

Ao alugar um imóvel, não é possível reformá-lo do jeito que se deseja, até por que não é financeiramente viável gastar valores altos arrumando uma casa que não é sua.

Porém, sendo proprietário, a história é outra: há a liberdade de fazer todas as mudanças necessárias para deixar o lar com a sua cara, estilo e gosto.

2. Garantia de estabilidade

Quem mora de aluguel, tem sempre aquela sensação de que terá que sair do imóvel a qualquer momento, pois o proprietário pode solicitar a residência de volta ou os valores podem ser reajustados de forma que fique inviável morar naquele local.

A instabilidade política e econômica vivida atualmente gera muita insegurança em relação a inflação e ao desemprego. Além disso, com o passar dos anos, a tomada de crédito pode ser dificultada. Assim, é melhor aproveitar as oportunidades de crédito enquanto ainda é mais fácil e há mais incentivos do governo.

O imóvel próprio, portanto, é uma segurança e tanto. O que nos leva ao próximo tópico!

3. Criação de um patrimônio

O dinheiro gasto com aluguel é uma quantia perdida, porque não tem retorno. É claro, um imóvel alugado pode servir de lar para toda uma família e às vezes é a única solução, mas ainda assim o dinheiro pago mensalmente não está sendo investido.

Por outro lado, quando você compra a casa, todas as prestações pagas serão revestidas em um patrimônio, um imóvel que é seu. E sem contar que, com o passar dos anos, o patrimônio será gradativamente valorizado, o que gera uma excelente oportunidade de realizar algum negócio no futuro.

4. Diminuição de preços

Como consequência da crise que assola o nosso país, a venda de imóveis caiu bastante. E é neste momento que a lei da oferta e procura entra em ação: a solução foi baixar os preços e melhorar os financiamentos, tornando o momento atual ideal para quem guardou um dinheiro utilizar para comprar a casa própria.

Ter tranquilidade na hora de pensar no futuro é fundamental para viver uma vida calma e sem maiores preocupações. Possuir uma casa faz parte da concretização de um ideal de vida realizado.

E, além de todas essas vantagens, ao adquirir um imóvel, o preço das prestações é sempre fixado no valor da compra, não possuindo reajustes no decorrer do contrato, como ocorre no aluguel.

Gostou do nosso artigo sobre as vantagens de ter uma casa própria? Ou ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e participe com a gente — queremos saber a sua opinião!

Sobre SPX

O Portal SPX é uma plataforma de anúncios de imóveis presente em Fortaleza, Ceará e em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
No SPX você consegue tirar suas principais dúvidas sobre imóveis e ainda encontrar o seu novo lar com comodidade e segurança.